top of page

Como foi o ano de 2020 para a Solar Group?

Entrevista com Ronaldo Koloszuk

Ronaldo Koloszuk, Diretor Comercial da Solar Group, conta como foi o atípico ano de 2020 para a empresa líder em estruturas de fixação para energia solar fotovoltaica. Para Ronaldo, a palavra do ano foi "aprendizado". Confira esse bate-papo!


Como foi o ano de 2020 para a Solar Group?

O ano de 2020 foi um ano de muita apreensão, mas que deixou um saldo positivo para a Solar Group. Tivemos muito aprendizado, tivemos que entender, compreender todos os impactos que a pandemia causou em toda a cadeia de suprimentos da cadeia da energia solar fotovoltaica. A Solar Group, como líder em estruturas de fixação para telhados e lajes, é um elo importante da cadeia, e foi impactada por todos os outros elos. Nossas equipes precisaram agir rapidamente e o resultado foi surpreendente. Aumentamos os nossos parceiros e hoje em todo canto do Brasil tem um distribuidor de kits fotovoltaicos com estruturas Solar Group. Nossos parceiros foram responsáveis por isso.


Quais os principais aprendizados desta pandemia e que servirão para fazer bons negócios em 2021?

A solidariedade entre todos os agentes da cadeia de energia solar foi incrível. Houve muita compreensão por parte de todos: clientes e fornecedores. Nossos relacionamentos sempre foram pautados pelo respeito, pela confiança, pela parceria e estes diferenciais acabaram gerando a empatia que nos ajudou a atravessar o período mais difícil da pandemia. Isso é algo que nós fazemos há 25 anos e que mostra como é bom ter parceiros de verdade. Eles laços se mostram justamente nestes momentos e a pandemia certamente fortaleceu tudo isso.

Quais os planos da Solar Group para 2021?

A Solar Group, em 2021, vai continuar investindo forte em Pesquisa e Desenvolvimento, que faz parte do DNA da empresa. Entendemos que o mercado é dinâmico e que o Brasil ainda tem muitos desafios “em cima dos seus telhados” e nós temos expertise para resolver os problemas do instalador, do integrador, entender as dores que existem em campo e transformá-las em soluções. Certamente teremos novos lançamentos pela frente. E tudo, claro, mantendo outro atributo que é nosso diferencial: o atendimento. Aqui, o parceiro tem voz. A Solar Group é reconhecida pelo mercado como a empresa que presta o melhor atendimento aos integradores, aos distribuidores, com engenheiros fazendo parte desse atendimento. Para completar, inauguramos nossa nova fábrica, em 2020, em plena pandemia, o que ampliou muito a nossa capacidade produtiva, e já estamos de olho em novos investimentos para novas ampliações em 2021. Acreditamos no potencial da energia solar fotovoltaica e na mudança de visão no mundo. Em toda a parte do mundo, os olhos se voltam para a necessidade de um planeta mais sustentável e a solar é motor para esta grande transformação.

bottom of page